21
Novembro
2017

I Intervisitas Internacional: As Escolas Públicas Portuguesas

APRESENTAÇÃO intervisitas
​​A escola pública portuguesa, enquanto organização e instituição, acompanhou, ao longo dos tempos, a evolução histórica-social do país. Fruto das diversas políticas educativas que enformaram os sucessivos governos, os constantes e ininterruptos normativos legais testemunham uma apetência governamental pela ação reformista sobre a escola.
Em pleno séc. XXI, mantém-se a vontade legisladora de adaptar a escola às novas exigências, sociais, económicas, técnicas e culturais. Nesse sentido, os estabelecimentos de ensino viram a estrutura orgânica dos seus corpos diretivos ser alterada, obrigados a novas exigências que enformam competências assentes na ideia de uma liderança forte e simultaneamente partilhada, que promova uma nova perspetiva de gestão.
O Ministério da Educação do XVII Governo constitucional define a necessidade de “promover a abertura das escolas ao exterior e a sua integração nas comunidades locais assegurando os direitos de participação de todos os agentes do processo educativo” com um enfoque nos municípios e nas novas competências por estas adquiridas.
O “I Intervisitas Internacional: as Escolas Públicas Portuguesas” será um espaço propício ao conhecimento das dinâmicas efetivadas em contexto organizacional na relação que agora, obrigatoriamente, têm que estabelecer com os municípios revelando aos participantes novas formas de fazer e pensar a escola. 
Visa, ainda,  abrir espaço ao conhecimento científico, ao debate sobre a organização escolar pública, realizados à luz de múltiplas abordagens, que permita, a um tempo, analisar e mapear as linhas de força da sua evolução.

 
 
 
OBJETIVOS 
 
– Conhecer as diferentes tipologias de escolas existentes em Portugal;
– Conhecer diferentes modos de organização e funcionamento da organização escolar;
– Identificar as dinâmicas organizacionais relativas às lideranças de topo e intermédias existentes nas diferentes escolas a visitar;
– Compreender a relação que se estabelece entre as escolas e as autarquias, tendo por base o novo enquadramento de delegação de competências. 
Público alvo: Professores /Gestores de estabelecimentos de ensino/inspetores/Autarcas.
ORGANIZAÇÃO
Maria João Cardoso de Carvalho
Jorge Martins
José Hipólito Lopes
Sofia Viseu
 
 
 
ENTIDADES ENVOLVIDAS
 
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Fórum Português de Administração Educacional
Autarquia de Vila Real
Autarquia de Vila Pouca de aguiar
Autarquia de Mesão Frio
 
 
PRGRAMA/HORÁRIO
21 de novembro
20 h. Acolhimento dos participantes/Jantar
22 de novembro
9h-11h – Visita ao Agrupamento de Escolas Diogo Cão
11h- 13h– Visita ao Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus
13h – 14.30h – Almoço
14h.30 -17h.30 – Visita aos Paços do Concelho/A autarquia como parceira da Escola
23 de novembro
9h-12h.30 – Visita ao Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar
12h.30 – 14h. 30 – Almoço
14h.30 -17h.30 – Visita aos Paços do Concelho/A autarquia como parceira da Escola
24 de novembro
9h-12h.30 – Visita ao Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade
12h.30 – 14h-30 – Almoço
14h.30 -17h.30 – Visita aos Paços do Concelho/A autarquia como parceira da Escola
25 de novembro – IV Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional
09h.15 –Abertura
Maria João de Carvalho – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
José Luís Mourão – Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
09h.30 – Conferência de Abertura
A democracia e a participação na escola: implicações organizacionais e educativas
Conferencista
Licínio Lima – Universidade do Minho
Moderadora:
Maria João de Carvalho – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
10h.45- Pausa para café
11h.00 – Mesa Redonda – A construção da democracia nas escolas- olhares cruzados
Oradores:
Virgínio Sá – Universidade do Minho
Sofia Viseu – Universidade de Lisboa
Jorge Martins – Universidade Lusófona do Porto
Moderador:
José Hipólito – Instituto Superior de Educação de Lisboa
12h.30 – Almoço Livre
14h.30 – Mesa Redonda – Os desafios da democracia na escola
Oradores:
José Eduardo Lemos – Presidente do Conselho das Escolas
Manuel Pereira – Associação Nacional de Dirigentes Escolares
Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas
Moderador:
Henrique Ferreira – Instituto Politécnico de Bragança
16 h- Conferencia de Encerramento
“Citius, Altius, Fortius. Lógicas de democratização e performatividade na escola pública”
Leonor Torres– Universidade do Minho
Moderadora:
Maria João de Carvalho – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
LOCAL
 
Muito embora a universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro promova a ação, em parceria com o Fórum Português de Administração Educacional, a maior parte da ação terá lugar fora do espaço físico da UTAD, na medida em que visa visitar algumas escolas do distrito de Vila Real, nomeadamente, o Agrupamento de Escolas Diogo Cão; o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus; o Agrupamento de Escola Professor António da Natividade, o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.
O segundo momento coincidirá com a realização do IV Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional, que terá lugar no espaço físico da UTAD.
A data do evento será 21, 22, 23, 24 e 25 de novembro.
 
NUMERUS CLAUSUS
Vagas Previstas – 50
Minimo-25
Máximo-50
 
EMOLUMENTO
Opção 1
  • Inscrição com hotel, refeições (pequeno almoço, almoço e jantar), viagens do hotel para as escolas a visitar e UTAD – quarto single (1 pessoa) – 670€
Opção 2
  • Inscrição com hotel, refeições (pequeno almoço, almoço e jantar), viagens do hotel para as escolas a visitar e UTAD – quarto duplo (2 pessoas) – 1050€