30 anos dos Centros de Formação de Associação de Escolas: o legado público dos CFAE

Clara Freire da Cruz Diretora do Centro Educatis | Membro da direção do FPAE Das três décadas de vida dos CFAE retenho aquilo a que chamo de património político, social, cultural, educativo e formativo. Historicamente, a intervenção dos centros de formação junto das escolas faz-se da relação direta entre a formação e a reforma educativa, […]

O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local

O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local.   Nuno Fraga Universidade da Madeira O Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho reanimou no ano letivo de 2017/2018 o eterno debate do posicionamento da autonomia da escola nos domínios, essencialmente, pedagógico e curricular, colocando-a perante a possibilidade de concretização de uma […]

Educação e Municípios: relações de interdependência, autonomia, descentralização e territorialização

Educação e Municípios: relações de interdependência, autonomia, descentralização e territorialização Elvira Tristão Doutorada em Educação | Autarca Do ponto de vista teórico-conceptual distinguimos três modalidades de educação: a educação formal; a educação não formal e a educação informal. A primeira é escolar, tem intencionalidade educativa e certifica; a segunda tem intencionalidade educativa e é peri […]

Há tantas autonomias!

Guilherme Rego da Silva Universidade do Minho, Instituto de Educação | Ex-presidente da direção do FPAE O conceito de “autonomia da escola” impôs-se em Portugal, desde finais do século passado, como conceito central, no que diz respeito aos discursos e às análises sobre o sistema educativo, mais do que no respeitante às práticas administrativas que […]

Políticas e práticas ou práticas políticas

Manuel Dinis P. Cabeça Professor do quadro de escola (grupo 400 – História) a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Arraiolos Sou professor dos ensinos básico e secundário com um percurso pós graduado na área da administração educacional e das políticas educativas. Com esta minha situação quero dar conta que sou, à minha maneira, […]

Desafios da Educação Inclusiva: “Conflitualidades do Tempo e da Urgência”

Maria Manuela de Jesus Faustino Prata Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente   Falar de Educação Inclusiva implica falar de Direitos Humanos, de Educação para Todos e cada Um, do percurso francamente positivo que temos efetuado, do ponto em que estamos e onde queremos chegar. Nesta perspetiva, salientamos o mais recente compromisso do Marco de […]

Escolas democráticas sem eleitos: a (pseudo)democracia escolar entre “recrutados”, “designados/indicados” e “cooptados”

Henrique Ramalho Escola Superior de Educação de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu   Face à análise que se tem vindo a impor aos sucessivos regimes de autonomia, direção e gestão da escola pública portuguesa, verifica-se a tendência para estarmos a assistir a um desinvestimento da democratização do governo periférico das escolas, subsidiado por processos […]