Desafios da Educação Inclusiva: “Conflitualidades do Tempo e da Urgência”

Maria Manuela de Jesus Faustino Prata Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente   Falar de Educação Inclusiva implica falar de Direitos Humanos, de Educação para Todos e cada Um, do percurso francamente positivo que temos efetuado, do ponto em que estamos e onde queremos chegar. Nesta perspetiva, salientamos o mais recente compromisso do Marco de […]

Escolas democráticas sem eleitos: a (pseudo)democracia escolar entre “recrutados”, “designados/indicados” e “cooptados”

Henrique Ramalho Escola Superior de Educação de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu   Face à análise que se tem vindo a impor aos sucessivos regimes de autonomia, direção e gestão da escola pública portuguesa, verifica-se a tendência para estarmos a assistir a um desinvestimento da democratização do governo periférico das escolas, subsidiado por processos […]

A participação das crianças e dos jovens na escola: uma partilha…

Ana Gama Escola Superior de Educação  / Instituto Politécnico de Lisboa   Neste texto pretendemos partilhar algumas reflexões que resultaram de um estudo que incidiu sobre as formas de participação das crianças na escola. Nos últimos anos este fenómeno tem assumido uma maior relevância na agenda investigativa, especialmente no campo da Sociologia, mas o discurso […]

O papel das Instituições de Ensino Superior na formação dos Diretores Escolares

Cláudia Neves Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta | Vogal da Direção do FPAE A busca de respostas a muitas das questões que caracterizam a educação implica, normalmente, a mobilização de um conjunto de reflexões e contribuições teóricas e concetuais. Esta mobilização abre-nos a possibilidade para desenvolver olhares holísticos sobre fenómenos […]

Avaliação em larga escala: mecanismo indutor de desenvolvimento educacional?

Dora Fonseca Departamento de Educação e Psicologia – Universidade de Aveiro| Vogal da Assembleia Geral do FPAE A globalização enquanto fenómeno homogeneizante tem vindo a marcar, nestes últimos tempos, o campo das políticas educacionais nos diferentes países da Europa. A política educativa nacional está dependente das “produções” e decisões de entidades supranacionais que, hoje, influenciam, […]

Os Ninguéns na Educação

Manuela Jacinto Escola Secundária de Santa Maria / Agrupamento de Escolas Monte da Lua A educação é a essência da própria humanidade, um ato político e socialmente comprometido, uma prática de liberdade, marcada por uma relação dialógica e de comprometimento entre quem aprende e quem ensina, nas palavras de Paulo Freire. Na interpretação da crise […]

Por uma organização da escola a pensar nos alunos e no trabalho dos professores

Jorge Sarmento Morais Inspeção-geral da Educação e Ciência – Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação   1. Nos agrupamentos de escolas os professores são colocados em vagas criadas por grupos de recrutamento. Estes grupos organizam-se em estruturas maiores, os departamentos curriculares com o objetivo de garantir a articulação e a gestão curricular. […]

A crise da administração escolar explicada através da crise motivacional

Maria João Carvalho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Membro da direção do FPAE   Mesmo não podendo negar que, no capitalismo contemporâneo, num primeiro plano, as crises são de natureza económica, a verdade é que elas são plurais e complexas, o que justifica o impacto que têm na integração social, espaço onde também […]

O “gerencialismo” e os seus efeitos no trabalho dos diretores escolares

Sofia Viseu Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | Vice-presidente da direção do FPAE Texto originalmente publicado no Jornal de Letras em abril de 2016   Nos últimos anos, o governo das escolas em Portugal tem sido marcado pelo reforço e proliferação de dispositivos de gestão, controlo e avaliação. No âmbito de uma investigação em […]