Vitor Alfredo Cahala
Projeto de Doutoramento em Educação, Ramo de Administração e PolÃticas Educacionais,
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.
Orientação: Alexandre Ventura & Diana da Silva Oliveira
Resumo
A gestão escolar deve estar voltada para ações que visem a melhoria da qualidade do ensino. Esta tarefa não cabe apenas aos gestores ou aos professores, mas a todos os intervenientes do sistema educativo. Nesta perspetiva, a inspeção escolar assume um papel preponderante no alinhamento das polÃticas educativas voltadas para a gestão escolar que propiciem a aprendizagem dos alunos. Considerando que a ação inspetiva é essencial no acompanhamento, supervisão, avaliação e fiscalização das atividades educativas, importa fundamentar o seu papel a nÃvel nacional e internacional. Este projeto visa analisar as representações de diretores de escolas secundárias sobre o trabalho inspetivo nas escolas do ensino público na provÃncia da HuÃla (Angola) e propor recomendações para potenciar o trabalho conjunto e profÃcuo entre diretores e inspetores da educação. Do ponto de vista do enquadramento teórico, recorremos à teoria da avaliação realista na sua perspetiva compreensiva e sinérgica que procura respostas para as seguintes questões: como e quando é que isto funciona e/ou não funciona, para quem, em que medida, em que aspetos, em que circunstâncias e com que duração. Ao surgimento da inspeção da educação em Angola e seu papel no sistema de organização, avaliação e fiscalização do sistema educativo. Metodologicamente, a investigação insere-se no paradigma interpretativo e assume uma natureza qualitativa, visto que procuraremos compreender e descrever as perceções dos diretores de escola sobre a atividade inspetiva em diferentes contextos escolares. Para o efeito, adotarse-á a abordagem de estudo de caso, do tipo multicasos, por permitir compreender e descrever em profundidade um dado fenómeno. Os dados serão recolhidos através da pesquisa documental (legislação, fichas de visitas da inspeção, fichas de caraterização das escolas, documentos orientadores da vida da escola, como projeto educativo e regulamento interno), observação direta e
inquérito por entrevista aos diretores das escolas referidas e aos inspetores.
Espera-se que os resultados contribuam para uma reflexão mais alargada sobre o papel da atividade inspetiva nas escolas do ensino geral público, com vista à melhoria do sistema educativo, e da qualidade do ensino em particular.
Palavras–chave: escolas secundárias; inspeção escolar; diretores de escola;
representações; avaliação realista.