01
Fevereiro
2025

II Encontro de Inverno do Fórum Português de Administração Educacional: “da Flexibilidade Curricular à Flexibilidade Organizacional – estratégias locais de autonomia pedagógica?”

Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo), Évora

1 de fevereiro de 2025

 

O Fórum Português de Administração Educacional, em colaboração com o Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e com o apoio do Centro de Formação de Associação de Escolas Beatriz Serpa Branco e Câmara Municipal de Évora, dão continuidade aos encontros sobre políticas educativas na sua segunda edição de inverno. Este ano dedicado à temática da flexibilidade curricular. 

A flexibilidade curricular foi (é?) uma estratégia assumida pela tutela educativa, visando, por seu intermédio, a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo (in preâmbulo do decreto-lei n.º 54/2018 de 6 de julho)

Será a flexibilidade curricular “a necessidade de reafirmação das dimensões de participação local”? 

Até que ponto esta flexibilidade curricular “retrata o reconhecimento da capacidade de agência e de decisão curricular e pedagógica [da]s escolas e [da]os professores”? (Lima, 2020)

Será que a flexibilidade curricular é a “ressemantização” dos discursos sobre a autonomia escolar? 

 

Inscrições AQUI ou através do QRCod no Cartaz e no Programa abaixo