A entrada de novos atores nas políticas educativas em Portugal: As interdependências na regulação local da Educação- A EPIS

Maria João Amaro Pinto

Projeto de Doutoramento em Educação Especialidade Administração e Política Educacional | Instituto de
Educação da Universidade de Lisboa|

Orientação: Sofia Viseu


Resumo

Este projeto de investigação diz respeito ao estudo que queremos realizar no âmbito do curso de doutoramento em Educação, na área de especialidade em Administração e Política Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A entrada de novos atores nas políticas educativas é um fenómeno global com tradição no mundo anglo-saxónico. Nos últimos anos, temos assistido ao seu crescimento e expansão em Portugal (Carvalho et al., 2018). Neste trabalho pretendemos estudar a influência deste fenómeno na regulação local da educação, pelo que o nosso foco incide sobre as relações e ligações entre três atores- autarquia, EPIS (Empresários para a Inclusão Social) e escolas. Na abordagem teórica destacamos a análise das políticas públicas, nomeadamente o processo de regulação das políticas e da ação pública, a noção de ator intermediário, o modelo de Hassenteufel e o papel do conhecimento. Reconhecemos a emergência de novos espaços e novos atores na política educativa em Portugal e estimamos que as suas interações e interdependências lhes conferem capacidade de intervir, de fazer parte da construção e do desenvolvimento das políticas educativas, nomeadamente na reconfiguração da regulação local da educação.


Estudo em Curso – pdf