A Descentralização e a Administração Autárquica da educação: contributos críticos para um balanço e perspetivas
Tútulo:“A Descentralização e a Administração Autárquica da educação: contributos críticos para um balanço e perspetivas” Autor: Jorge Martins Coleção: Cadernos de Política e Administração Educacional Coordenação da Coleção: Carlos Pires | Ana Patrícia Almeida | Clara Cruz | Cláudia Neves | Maria João Carvalho | Manuel Cabeça | Nuno Fraga Edição: Fórum Português […]
Inclusão da educação dos 0 aos 3 anos no sistema educativo – uma questão de política educativa, em que as “ideias” contam
Inclusão da educação dos 0 aos 3 anos no sistema educativo – uma questão de política educativa, em que as “ideias” contam Carlos Pires Professor da Escola Superior de Educação de Lisboa | Presidente da Direção do FPAE Como cidadão com direito a emitir opinião, profissional de educação, formador de profissionais de educação e interessado […]
30 anos dos Centros de Formação de Associação de Escolas: o legado público dos CFAE
Clara Freire da Cruz Diretora do Centro Educatis | Membro da direção do FPAE Das três décadas de vida dos CFAE retenho aquilo a que chamo de património político, social, cultural, educativo e formativo. Historicamente, a intervenção dos centros de formação junto das escolas faz-se da relação direta entre a formação e a reforma educativa, […]
O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local
O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local. Nuno Fraga Universidade da Madeira O Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho reanimou no ano letivo de 2017/2018 o eterno debate do posicionamento da autonomia da escola nos domínios, essencialmente, pedagógico e curricular, colocando-a perante a possibilidade de concretização de uma […]
Educação e Municípios: relações de interdependência, autonomia, descentralização e territorialização
Educação e Municípios: relações de interdependência, autonomia, descentralização e territorialização Elvira Tristão Doutorada em Educação | Autarca Do ponto de vista teórico-conceptual distinguimos três modalidades de educação: a educação formal; a educação não formal e a educação informal. A primeira é escolar, tem intencionalidade educativa e certifica; a segunda tem intencionalidade educativa e é peri […]