Publicações

A Descentralização e a Administração Autárquica da educação: contributos críticos para um balanço e perspetivas

    Tútulo:“A Descentralização e a Administração Autárquica da educação: contributos críticos para um balanço e perspetivas” Autor: Jorge Martins Coleção:  Cadernos de Política e Administração Educacional Coordenação da Coleção: Carlos Pires | Ana Patrícia Almeida | Clara Cruz | Cláudia Neves | Maria João Carvalho | Manuel Cabeça | Nuno Fraga Edição: Fórum Português […]

Inclusão da educação dos 0 aos 3 anos no sistema educativo – uma questão de política educativa, em que as “ideias” contam

Inclusão da educação dos 0 aos 3 anos no sistema educativo – uma questão de política educativa, em que as “ideias” contam Carlos Pires Professor da Escola Superior de Educação de Lisboa | Presidente da Direção do FPAE Como cidadão com direito a emitir opinião, profissional de educação, formador de profissionais de educação e interessado […]

O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local

O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local.   Nuno Fraga Universidade da Madeira O Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho reanimou no ano letivo de 2017/2018 o eterno debate do posicionamento da autonomia da escola nos domínios, essencialmente, pedagógico e curricular, colocando-a perante a possibilidade de concretização de uma […]

Educação e Municípios: relações de interdependência, autonomia, descentralização e territorialização

Educação e Municípios: relações de interdependência, autonomia, descentralização e territorialização Elvira Tristão Doutorada em Educação | Autarca Do ponto de vista teórico-conceptual distinguimos três modalidades de educação: a educação formal; a educação não formal e a educação informal. A primeira é escolar, tem intencionalidade educativa e certifica; a segunda tem intencionalidade educativa e é peri […]