O papel das regiões no aprofundamento da democracia e na coesão territorial
Elvira Tristão Professora do Ensino Secundário (AE Marcelino Mesquita – Cartaxo) | Associada do FPAE É inegável que, nos últimos 50 anos, as políticas de descentralização de competências para o poder local democrático garantiram o desenvolvimento de infraestruturas essenciais para a qualidade de vida, sendo as autarquias o braço do Estado no desenvolvimento do território. […]
A Descentralização e a Administração Autárquica da educação: contributos críticos para um balanço e perspetivas
Tútulo:“A Descentralização e a Administração Autárquica da educação: contributos críticos para um balanço e perspetivas” Autor: Jorge Martins Coleção: Cadernos de Política e Administração Educacional Coordenação da Coleção: Carlos Pires | Ana Patrícia Almeida | Clara Cruz | Cláudia Neves | Maria João Carvalho | Manuel Cabeça | Nuno Fraga Edição: Fórum Português […]
Inclusão da educação dos 0 aos 3 anos no sistema educativo – uma questão de política educativa, em que as “ideias” contam
Inclusão da educação dos 0 aos 3 anos no sistema educativo – uma questão de política educativa, em que as “ideias” contam Carlos Pires Professor da Escola Superior de Educação de Lisboa | Presidente da Direção do FPAE Como cidadão com direito a emitir opinião, profissional de educação, formador de profissionais de educação e interessado […]
30 anos dos Centros de Formação de Associação de Escolas: o legado público dos CFAE
Clara Freire da Cruz Diretora do Centro Educatis | Membro da direção do FPAE Das três décadas de vida dos CFAE retenho aquilo a que chamo de património político, social, cultural, educativo e formativo. Historicamente, a intervenção dos centros de formação junto das escolas faz-se da relação direta entre a formação e a reforma educativa, […]
O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local
O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local. Nuno Fraga Universidade da Madeira O Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho reanimou no ano letivo de 2017/2018 o eterno debate do posicionamento da autonomia da escola nos domínios, essencialmente, pedagógico e curricular, colocando-a perante a possibilidade de concretização de uma […]