Jennifer Silva
Projeto de Investigação, Programa Doutoral em Educação, Administração e PolÃticas Educacionais
Universidade de Aveiro
Orientação: Alexandre Ventura & Diana Oliveira
Resumo
Neste projeto de investigação, pretende-se compreender de que forma as lideranças (de topo e intermédias) de um Agrupamento de Escolas da rede pública de Portugal continental, avaliado pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), no atual terceiro ciclo avaliativo do Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE), concretizam os princÃpios orientadores da educação inclusiva, de acordo com as polÃticas educativas vigentes. A Teoria da Avaliação Realista estará na base do enquadramento teórico e metodológico deste projeto. Para o efeito, pretende-se realizar um estudo de caso, inserindo-se a investigação no paradigma interpretativo de natureza qualitativa. Através da análise documental e de inquéritos por entrevistas semiestruturadas, procurar-se-á, junto de elementos das lideranças da escola, identificar efeitos da avaliação externa na consecução de melhorias, ao nÃvel do planeamento, da gestão e da ação educativa. Serão identificadas, também, as imagens organizacionais de escola que poderão estar associadas ao contexto de avaliação institucional.
Palavras-chaves: Avaliação externa de escolas; inclusão; lideranças; avaliação realista; imagens organizacionais da escola