Mudança na permanência em educação: Os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário
Mudança na permanência em educação: Os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário Leonor L. Torres CIEd, Instituto de Educação da Universidade do Minho Num mundo cada vez mais digitalizado, as palavras parecem ter perdido densidade comunicativa. A circulação veloz de ideias e de conceitos não favorece a sua apropriação crítica, antes propiciando […]
Há tantas autonomias!
Guilherme Rego da Silva Universidade do Minho, Instituto de Educação | Ex-presidente da direção do FPAE O conceito de “autonomia da escola” impôs-se em Portugal, desde finais do século passado, como conceito central, no que diz respeito aos discursos e às análises sobre o sistema educativo, mais do que no respeitante às práticas administrativas que […]
Cidadania Criativa: a Participação dos/as Estudantes na Tomada de Decisão Escolar
Inês Sousa Mestrado em Ciências da Educação Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Orientação – Professora Elisabete Ferreira Descrição: O trabalho que se apresenta está em curso e trata-se de um estágio curricular num agrupamento de escolas na zona do Grande Porto, mais especificamente na direção do […]
E-book – 25 anos do Forum Português de Administração Educacional – Edição Comemorativa
E-book – 25 anos do Forum Português de Administração Educacional – Edição Comemorativa Organização: Sofia Viseu, Ana Patrícia Almeida, José Hipólito Lopes, Cláudia Neves, Clara Cruz; Carlos Pires Como forma de assinalar os 25 anos do FPAE entendemos publicar um E-book que reúne testemunhos da experiência dos presidentes e das sucessivas direções do Fórum, bem […]
Políticas e práticas ou práticas políticas
Manuel Dinis P. Cabeça Professor do quadro de escola (grupo 400 – História) a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Arraiolos Sou professor dos ensinos básico e secundário com um percurso pós graduado na área da administração educacional e das políticas educativas. Com esta minha situação quero dar conta que sou, à minha maneira, […]