Democracia, autonomia, participação “(…) não poder eu prendê-los, fazer mais que vê-los e que perdê-los…E o sonho é o resto…”
João Estanqueiro Associação Regional de Administração Educacional (ARAE) | Associado do FPAE A propósito do título que deu recentemente mote ao V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação “EU VIM DE LONGE…EU VOU P’RA LONGE-50 anos de Educação em Democracia”[1], também eu não me poderia deixar de inspirar na letra e música de […]
A construção do Projeto de Intervenção do Diretor – uma reflexão
Maria João Amaro Pinto Doutoranda em Educação | Professora de História no Agrupamento de Escolas Michel Giacometti | Associada do FPAE Com quase três décadas de experiência em docência como professora de História, e agora abraçando o desafio do doutoramento em Educação com especialização em Administração e Política Educacional, entendo melhor a relevância do Projeto […]
O papel das regiões no aprofundamento da democracia e na coesão territorial
Elvira Tristão Professora do Ensino Secundário (AE Marcelino Mesquita – Cartaxo) | Associada do FPAE É inegável que, nos últimos 50 anos, as políticas de descentralização de competências para o poder local democrático garantiram o desenvolvimento de infraestruturas essenciais para a qualidade de vida, sendo as autarquias o braço do Estado no desenvolvimento do território. […]
A Descentralização e a Administração Autárquica da educação: contributos críticos para um balanço e perspetivas
Tútulo: A Descentralização e a Administração Autárquica da educação: contributos críticos para um balanço e perspetivas. Autor: Jorge Martins Coleção: Cadernos de Política e Administração Educacional Coordenação da Coleção: Carlos Pires | Ana Patrícia Almeida | Clara Cruz | Cláudia Neves | Maria João Carvalho | Manuel Cabeça | Nuno Fraga Edição: Fórum Português de […]
Inclusão da educação dos 0 aos 3 anos no sistema educativo – uma questão de política educativa, em que as “ideias” contam
Inclusão da educação dos 0 aos 3 anos no sistema educativo – uma questão de política educativa, em que as “ideias” contam Carlos Pires Professor da Escola Superior de Educação de Lisboa | Presidente da Direção do FPAE Como cidadão com direito a emitir opinião, profissional de educação, formador de profissionais de educação e interessado […]