Publicações

Mudança na permanência em educação: Os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário

Mudança na permanência em educação: Os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário Leonor L. Torres CIEd, Instituto de Educação da Universidade do Minho Num mundo cada vez mais digitalizado, as palavras parecem ter perdido densidade comunicativa. A circulação veloz de ideias e de conceitos não favorece a sua apropriação crítica, antes propiciando […]

Há tantas autonomias!

Guilherme Rego da Silva Universidade do Minho, Instituto de Educação | Ex-presidente da direção do FPAE O conceito de “autonomia da escola” impôs-se em Portugal, desde finais do século passado, como conceito central, no que diz respeito aos discursos e às análises sobre o sistema educativo, mais do que no respeitante às práticas administrativas que […]

E-book – 25 anos do Forum Português de Administração Educacional – Edição Comemorativa

    E-book – 25 anos do Forum Português de Administração Educacional – Edição Comemorativa Organização: Sofia Viseu, Ana Patrícia Almeida, José Hipólito Lopes, Cláudia Neves, Clara Cruz; Carlos Pires Como forma de assinalar os 25 anos do FPAE entendemos publicar um E-book que reúne testemunhos da experiência dos presidentes e das sucessivas direções do Fórum, bem […]

Políticas e práticas ou práticas políticas

Manuel Dinis P. Cabeça Professor do quadro de escola (grupo 400 – História) a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Arraiolos Sou professor dos ensinos básico e secundário com um percurso pós graduado na área da administração educacional e das políticas educativas. Com esta minha situação quero dar conta que sou, à minha maneira, […]