IV Congresso Ibero-Brasileiro de Política e Administração da Educação
VII Congresso Ibero-Brasileiro de Política e Administração da Educação
“Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero-Americana”
DATA: 14 a 16 de abril de 2014
LOCAL: Porto (Portugal)
IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO IBERO-AMERICANA
Porto | Portugal |14 a 16 de abril de 2014
Informações úteis para os Participantes
O IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, que se realizará nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2014, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, constitui-se como espaço público de interlocução e circulação internacional do conhecimento no campo da gestão da educação, promovido, em regime de coparticipação, pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Fórum Europeu de Administradores da Educação do Estado Espanhol (FEAE) e Fórum Internacional de Política e Administração da Educação (InterEduc). A este Congresso corresponde também a designação de VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação.
Objetivo e Temática
O Congresso tem por objetivo reunir pesquisadores, técnicos e dirigentes educacionais para um exercício de socialização e análise de estudos e experiências em matéria de políticas e práticas internacionais de administração e avaliação educacional nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Concebido como espaço de convivência internacional e de circulação e avaliação de conhecimentos no campo da educação, o Congresso tem como tema central: Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero-Americana. Três mesas redondas plenárias e seis sessões especiais simultâneas pautarão os debates do evento, desenvolvidos em numerosas comunicações agrupadas em seis eixos temáticos.
Mesas Redondas Plenárias
Política, gestão e qualidade social da educação
Política e avaliação educacional, diversidade cultural e inclusão social
Formação dos docentes e dirigentes educacionais
Eixos Temáticos das Comunicações
Gestão e avaliação da educação básica e secundária
Gestão e avaliação da educação superior
Gestão e avaliação da educação, diversidade cultural e inclusão social
Formação dos docentes e dirigentes escolares: currículo e prática pedagógica
Políticas de planeamento e financiamento da educação
Globalização, regulação governamental, autonomia escolar e qualidade da educação
Associação Anfitriã
Fórum Português de Administração Educacional (FPAE)
Instituição Anfitriã
Escola Superior de Educação (ESE), Instituto Politécnico do Porto (IPP), Portugal
Endereço: Rua Dr. Roberto Frias 602 – 4200-465 Porto, Portugal
Calendário para os participantes inscritos pelo Fórum Português
1 de agosto de 2013 Início da receção dos Resumos
1 de novembro de 2013 (o prazo foi depois prolongado até 15 de novembro) Data limite para envio de Resumos
1 de dezembro de 2013 Comunicação sobre a aceitação dos Resumos (o prazo foi depois prolongado até 15 de dezembro)
1 de fevereiro de 2014 (prazo agora prolongado até 15 de fevereiro) Data limite para inscrição e envio dos Textos Finais das Comunicações
Formas de Participação
A programação académica do Congresso, coordenada pela Comissão Organizadora Internacional, contemplará as seguintes formas e atividades de participação: conferências e mesas redondas plenárias, sessões especiais e comunicações.
Conferências e mesas redondas plenárias. As conferências de abertura e de encerramento e as mesas redondas plenárias serão constituídas por especialistas convidados pela Comissão Organizadora Internacional, com o propósito de introduzir os debates em torno do tema central do Congresso.
Sessões especiais. As sessões especiais, organizadas em forma de seis painéis simultâneos em torno dos eixos temáticos do programa oficial do evento, serão constituídas por especialistas convidados pela Comissão Organizadora Internacional para a avaliação crítica dos debates atuais em matéria de políticas e práticas de administração e avaliação na educação ibero-americana.
Comunicações. Submetidas pelos autores e aceites pela Comissão Científica do Congresso, as comunicações serão organizadas em múltiplas sessões paralelas para a apresentação e discussão de trabalhos acadêmicos, relatórios de pesquisas e experiências educacionais em matéria de políticas e práticas de administração e avaliação da educação no âmbito ibero-americano.
Os textos das conferências, palestras e comunicações de pesquisas e experiências educacionais podem ser preparados e apresentados em português ou em espanhol, idiomas oficiais do Congresso. O anfiteatro para as sessões e mesas plenárias, assim como os auditórios para as palestras em sessões especiais e as salas para as comunicações estarão tecnologicamente equipados para apresentações em power point.
Quadro Síntese da Programação
Inscrição no Congresso
As quatro entidades promotoras do Congresso convidam os seus associados a inscrever-se no evento e submeter trabalhos à avaliação da Comissão Científica. Pessoas não associadas
poderão associar-se a sua entidade nacional por ocasião de sua inscrição no Congresso.
O valor da inscrição no Congresso para os associados corresponde a 150 (cento e cinquenta) euros. Para pessoas não associadas, a cota de inscrição é de 250 (duzentos e cinquenta) euros.
Os participantes brasileiros, espanhóis e portugueses deverão inscrever-se no Congresso e pagar o valor da inscrição através do portal de sua associação nacional de administração educacional:
• www.fpae.pt para os participantes portugueses
• www.feae.es para os participantes espanhóis
• www.anpae.org.br para os participantes brasileiros
Participantes de outras nacionalidades, poderão inscrever-se no Congresso através do portal do Fórum Internacional de Política e Administração da Educação (InterEduc): www.intereduc.com.br
Submissão de Comunicações
1. Somente podem submeter comunicações os inscritos no Congresso.
2. Cada inscrito poderá ser autor ou coautor de uma única comunicação oral.
3. Cada comunicação poderá ter, no máximo, quatro autores, devendo todos eles estar inscritos.
4. Não será possível corrigir ou modificar as comunicações, após o seu envio à Associação.
Resumos
Os resumos devem ser enviados até ao dia 1 de novembro de 2013, para os dois endereços de e-mail seguintes:
fpae.pt@gmail.com (Ana Patrícia Almeida)
fpae@netcabo.pt (Luís Leandro Dinis)
Seguir o mesmo procedimento para o envio das comunicações até 15 de fevereiro de 2014
Formatação dos Resumos
O resumo não deve ultrapassar uma página A4 em mais de dez linhas, nem deve ser excessivamente curto. Os resumos serão escritos com margens de 3 cm (esquerdo/direito e superior/inferior), em letra Times New Roman de corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Devem conter o título, nomes dos autores, afiliação institucional e e-mail de contacto.
Avaliação dos Resumos e Inscrição no Congresso
Os autores de resumos aprovados devem enviar os textos finais das comunicações até ao dia 15 de fevereiro de 2014. Conjuntamente deve ser enviada a ficha de inscrição (que já lhes foi entregue por e-mail) e a digitalização do comprovativo de pagamento do valor da inscrição (se não quiser digitalizar pode enviar pelos correios). Os três documentos devem ser enviados para os mesmo dois endereços de e-mail para onde foram enviados os resumos.
Submissão de Trabalhos ao Comitê Científico
Condições gerais
Somente serão consideradas pela Comissão Científica aquelas comunicações que se pautarem pelas normas de formatação e que cumprem as seguintes condições gerais:
Cada participante poderá ser autor/autora ou coautor/coautora de uma única comunicação.
Cada comunicação poderá ter no máximo quatro autores/autoras.
Todos os autores ou coautores de cada comunicação devem estar inscritos no Congresso.
Não será possível corrigir ou modificar as comunicações depois de aceitação pelo Comitê Científico.
Formatação e apresentação das conferências, palestras, painéis e comunicações
Normas de formatação e apresentação
• Os textos poderão ser submetidos e apresentados em português e espanhol, os idiomas oficiais do Congresso.
• A submissão das conferências, palestras e comunicações requer a apresentação do texto completo da obra, precedido do resumo previamente enviado, e de três palavras-chave.
• As comunicações podem incluir relatórios de pesquisas e estudos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiências.
• O texto completo do trabalho deve ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens de 3 cm, fonte Times New Roman tamanho 12, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado.
• O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores/autoras devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, alinhados à esquerda e acompanhados pela identificação da instituição e país de origem e pelo correio eletrônico dos autores/autoras. Em seguida deve estar o resumo, sem notas nem referências bibliográficas, e três palavras-chave.
• Os trabalhos devem ser apresentados em forma final de artigo para sua publicação, com a introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando as normas habituais para a publicação de trabalhos científicos. O texto completo, incluídas as notas de rodapé, referências bibliográficas e quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre 25.000 e 35.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras.
O resultado da avaliação da Comissão Científica e publicação dos trabalhos
• O parecer da Comissão Científica é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à revisão. Em consequência, reiteramos a importância da qualidade dos trabalhos e a estrita observância das condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação.
• O resultado da avaliação dos trabalhos será publicado nos portais das associações promotoras na data prevista no calendário.
• Os trabalhos completos aceitos pela Comissão Científica e cujos autores/autoras e coautores/coautoras estejam inscritos no Congresso, integrarão a programação do evento e serão publicados em formato eletrônico, com registro de ISSN/ISBN.
Critérios de avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica
• Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema
• Relevância da contribuição à política e à gestão da educação
• Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico
• Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas
• Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
ATAS