Publicações

A entrada de novos atores nas políticas educativas em Portugal: As interdependências na regulação local da Educação- A EPIS

Maria João Amaro Pinto Projeto de Doutoramento em Educação Especialidade Administração e Política Educacional | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa| Orientação: Sofia Viseu Resumo Este projeto de investigação diz respeito ao estudo que queremos realizar no âmbito do curso de doutoramento em Educação, na área de especialidade em Administração e Política Educacional do […]

Avaliação externa de escolas: políticas e lideranças no desenvolvimento de uma escola inclusiva

Jennifer Silva Projeto de Investigação, Programa Doutoral em Educação, Administração e Políticas Educacionais Universidade de Aveiro Orientação: Alexandre Ventura & Diana Oliveira Resumo Neste projeto de investigação, pretende-se compreender de que forma as lideranças (de topo e intermédias) de um Agrupamento de Escolas da rede pública de Portugal continental, avaliado pela Inspeção-Geral da Educação e […]

Continuamos a educar para a passividade? Um estudo multicasos em dois agrupamentos de escolas em Portugal (1974-2024).

Manuela Françoise Mendes de Castro Projeto de Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Organização e Administração Escolar Instituto de Educação da Universidade do Minho Orientação: Leonor Lima Torres   Síntese descritiva Vivemos um momento paradigmático no que concerne a democracia: a ONU, na sua agenda transnacional para 2030, induz-nos a questionar a solidez das […]

Participação e cultura colaborativa: Um estudo sobre a participação dos atores na construção do Projeto Pedagógico do Campus Macapá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)

Tatiana Duarte da Silva  Projeto de Doutoramento em Ciência da Educação Especialidade de Organização e Administração Escolar Instituto de Educação da Universidade do Minho Orientação: Leonor Lima Torres. Síntese/sumário do projeto Em julho de 2018, a partir de avaliações e reflexões, iniciou-se um intenso processo de reorganização das práticas de gestão desenvolvidas no Instituto Federal […]